sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MINISTRAÇÃO NO CULTO - 1


I - O valor do culto
:

I Pedro 2:5: “E agora vocês também se tornaram pedras vivas para Deus utilizar na edificação da sua casa espiritual. Vocês são os seus sacerdotes santos, por isso ofereçam sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo”.
Mateus 4:10b: “...adore somente o Senhor, o seu Deus. Sirva somente a Ele (preste culto somente a Ele)”.

Comumente, o culto inicia-se com a adoração. Por que? Prestar culto é reverenciar, homenagear. Lembre-se: Não saímos de casa aos domingos para uma reunião; saímos para um culto.

O texto de Mateus indica que o culto deve ser prestado a Deus, começando pela adoração. Assim, há dois momentos importantes no culto: a) momento de adoração – direcionado a Deus, e, b) momento da pregação da Palavra – direcionado ao homem.

O culto tem que ser um tempo de grande celebração ao Senhor. Os envolvidos precisam lembrar-se de que a finalidade da reunião é para celebrar o milagre da ressurreição de Jesus, da nova vida em Cristo, da comunhão no Espírito e das conquistas espirituais.

II - Preparação dos ministros

II Timóteo 2:15: “Procura apresentar-se aprovado diante de Deus, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.(Bíblia Viva: Seja um bom obreir, um obreiro que não precisa ficar envergonhado quando Deus examina o seu trabalho e que ensina corretamente a palavra da verdade).

a) Preparação no aspecto espiritual: Espiritualmente, o ministro de louvor se prepara através da oração e leitura bíblica diariamente.

A partir do mês de julho de 2011, para facilitar a leitura bíblia diária, serão disponibilizados neste blog, textos bíblicos diariamente. Aconselho que a leitura seja antes de vocês começarem as suas lidas diárias, e que seja acompanhada de oração.

Esta preparação diária é muito importante. O hábito da leitura da Bíblia seguida de oração, criará um diferencial amplamente visível em todas as áreas de sua vida, e, quando você vier para ensaiar ou tocar nos cultos, você será o canal que Deus usará para tocar seus filhos, manifestar seu poder e glória. Você será tremendamente abençoado!

O jejum semanal – lembrando que tem que haver um propósito para jejuar -, também será de grande valia para o aspecto espiritual.

Outra forma de preparação espiritual é a oração e compartilhamento entre o grupo.

b) Preparação no aspecto musical: no aspecto musical é preciso realizar ensaios para que haja entrosamento.

Todo ensaio deve ser iniciado com um texto bíblico e oração.

Todos nós sabemos quão precioso é nosso tempo. Estamos conscientes do valor que o tempo tem e como ele passa depressa. Para que ensaio seja produtivo é necessário:

1 – ter local e dia definidos – O local, em nosso caso, é a igreja, e o dia escolhido, é domingo às 16h30.

2 - ter uma lista definida de cânticos - quando forem novos, as cifras deverão ser providenciadas, bem como a letra que será disponibilizada para o povo.

3 - manter a ordem no ensaio – as distrações, brincadeiras e conversas paralelas que são verdadeiros "ladrões de unção".

4 – ter total concentração durante o ensaio - estar atento às orientações, arranjos, rítmica, métricas, etc;

Local e dia definidos, cânticos selecionados, ordem e concentração nos ensaios são extremamente importantes denotam compromisso e seriedade, lembrando que o tempo do ensaio deve ser também um tempo de ministração, isto quer dizer que no ensaio, Deus dará uma prévia para os ministros, do que fará no culto.

Nenhum comentário: