terça-feira, 31 de dezembro de 2013

OUVIR, CRER, OBEDECER - ESTE É O SEGREDO DA TRANSFORMAÇÃO







Um bom exemplo bíblico de transformação é o primeiro milagre de Jesus: a água se torna vinho nas bodas de Caná da Galiléia.
O episódio narrado em João 2, se inicia logo após Natanael ter reconhecido Jesus como o Filho de Deus e o Rei de Israel.
É importante notar o envolvimento da fé neste reconhecimento. Jesus estava indo para a Galiléia e encontrou Filipe. Fez o convite: Segue-me. Imediatamente Filipe estava caminhando com o Mestre. Diz a Bíblia que Filipe encontrou Natanael e sem demora anunciou-lhe Jesus: Achamos Jesus, o Nazareno, filho de José, descrito por Moisés e os profetas.
Natanael pergunta: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?
Filipe simplesmente lhe diz: Vem e vê.
Quando Jesus avista Natanael, ele o classifica como um verdadeiro israelita, em quem não há dolo, ou seja, um homem sincero, direito e íntegro.
Natanael fica intrigado: Como este homem sabe quem eu sou? Ao que o Mestre lhe diz: Eu te vi debaixo da figueira antes mesmo que Filipe o encontrasse. Não precisou de mais nada, Natanael exterioriza a sua fé reconhecendo Jesus como o Messias – aquele que havia de vir -, o Filho de Deus. Por causa desse reconhecimento, a declaração de Jesus a Natanael é de acelerar o coração: Você verá coisas, provas, maiores do que esta.
Como tudo começou? Jesus chama Filipe, que aceita o convite e segue a Jesus, que apresenta Jesus a Natanael, que também segue a Jesus.
Este é o fundamento da fé: apresentar Jesus, sobre quem os profetas falaram; com quem os discípulos conviveram.
 Falar de Jesus gera fé.
A fé gerada, provoca uma explosão de milagres.
E foi isto o que aconteceu: Quem já tinha ouvido naquela época falar sobre água ser transformada em vinho? E vinho dos bons?
Maria, a mãe de Jesus foi convidada para o casamento. Também Jesus e os seus discípulos estavam ali.
Em certo momento da festa, Maria ficou sabendo que o vinho tinha acabado. A festa estava no meio. Imagina a preocupação dos serviçais! O que fazer?
Maria sabia exatamente a quem recorrer: Jesus.
Até então, Jesus não havia realizado nenhum milagre, mas, Maria sabia em quem ela cria. Apesar de Jesus ter dito que ainda não era chegada a sua hora, ela disse aos servos: Façam tudo o que Ele mandar.
Jesus realiza milagres a partir dos elementos que já existem.  Havia ali seis (06) talhas com capacidade entre 80 e 120 litros de água.
Jesus mandou os empregados encherem-nas com água. Eles obedeceram. Encheram. Ato contínuo, Jesus lhes diz para tirarem um pouco da água e levar para o mestre de cerimônias.
Ali estava o melhor vinho. Servido no meio da festa.
Jesus revelou a Sua glória e os discípulos creram nele.
Água é necessidade. O vinho é recompensa: representa alegria, felicidade, gozo, compensação. O vinho excelente representa o melhor desta terra.
Naquela festa que só havia água, agora tinha entre cerca de 480 a 720 litros de uma bebida sem igual. O segredo da transformação? Ouvir, crer e obedecer.

Nenhum comentário: